Páginas

Sinalizador lançado por torcida mata boliviano; Edu Gaspar chora ao falar do incidente

Reuters Torcedores do San José soltam fogos de artifício antes da partida contra o Corinthians.

De acordo com a polícia boliviana, um torcedor do San Jose, chamado Kevin Beltrán Spada, foi morto na noite desta quarta-feira, supostamente atingido por um sinalizador, durante a estreia do Corinthians na Copa Libertadores, na altitude de Oruro. Outro torcedor estaria ferido. A morte do torcedor foi confirmada pelo clube local por volta de 0h15 (horário de Brasília).

As autoridades locais informaram os órgãos de imprensa que um sinalizador teria atingido o olho do jovem ainda no primeiro tempo, supostamente, quando o time brasileiro abriu o placar. De acordo com os policiais, o objeto teria sido lançado da torcida do Corinthians.

"Tenho um filho que vai ver as partidas do Corinthians no Pacaembu e se senta ao lado da torcida rival. É como se eu sentisse na pele isso", disse o gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, em entrevista coletiva após a partida. Emocionado, o dirigente chegou a chorar ao falar com a imprensa.

Ainda no primeiro tempo, as câmeras de TV mostraram integrantes da comissão técnica do Corinthians sendo retirada da área destinada a ela no estádio. Edu explicou o motivo. "As pessoas vieram contra a gente nos pressionando e xingando. Não conseguimos nem ver o segundo tempo, tivemos que sair. Infelizmente, soubemos dessa fatalidade. A partida de hoje perdeu completamente o sentido. Nossa volta para casa será dura, pensando nessa fatalidade. Não tem muito mais o que dizer a não ser lamentar. É impossível falar sobre futebol depois disso."

As informações, no entanto, são divergentes. Inicialmente, a vítima seria um garoto de 14 anos, morador de Cochabamba, localizada a mais de 200 km de Oruro. O jornal boliviano "La Razón" veiculou em sua página na internet uma foto da vítima. Outras fontes afirmam que se trata de um jovem de 24 anos.

Torcedores do time brasileiro foram encaminhados para a delegacia, suspeitos de terem cometido o ato. A informação sobre o número de corintianos detidos varia entre quatro e nove.

De acordo com as rádios "Globo" e "CBN", por volta de 0h15, os jornalistas brasileiros foram impedidos de deixar o estádio e ficaram em uma zona de isolamento. Fora do local, o clima continuava tenso, já que torcedores bolivianos faziam muito barulho e ameaçavam jornalistas e torcedores brasileiros. A grande maioria dos corintianos que assistiram ao jogo permanecia nas arquibancadas.

A situação só se acalmou pouco depois de 1h, quando os torcedores locais começaram a deixar os arredores do estádio. Assim, com tranquilidade, os brasileiros conseguiram deixar o local.

Marcelo Fernandes, assessor da presidência do clube boliviano, disse à rádio "CBN" que o clube vai abrir uma investigação criminal a partir desta quinta-feira.

O próprio clube se contradiz: enquanto dirigentes confirmam a morte do torcedor, a página oficial do San Jose no Twitter coloca o crime no condicional.En la Conferencia de Prensa Saucedo mando condolencias al nino que fallecio, pero la policia aun no confirmo... fb.me/2z2qASU8W­ Club San Jose Oruro (@ClubSanJose) 21 de fevereiro de 2013 Por meio de seu Twitter oficial, Pasion Libertadores, a Conmebol lamentou a morte do torcedor boliviano nesta quarta-feira. Desde @ps_libertadores lamentamos profundamente el hecho. A medida de que se filtre información iremos contando con detenimiento.­ Pasión Libertadores (@Ps_Libertadores) 21 de fevereiro de 2013

A tragédia acontece meses depois da Conmebol ter criado um comitê para punir atos extracampo de violência das torcidas depois do incidente ocorrido na final da Copa Sul-Americana do último ano, no Morumbi, entre São Paulo e Tigre.

Pela novo regulamento da Conmebol, um clube que tiver a culpa comprovada em qualquer evento extracampo corre o risco até de ser eliminado da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente a vontade.